placa mãe gigabyte a31 limpeza



Bom dia, boa tarde, boa noite ou boa madrugada para você que chegou aqui de alguma forma.  Parabéns, então saiba que este blog não é tutorial, não é pra ensinar nem nada parecido. É apenas para passar tempo e para meus amigos.



Porem se quiser ler, ver, fazer, comentar ou algo parecido, faça por SUA CONTA E RISCO, que a chance de dar Bo, dar errado, você se dar mal, queimar, torrar , levar choque ou algo parecido é enorme.   Fique a vontade amigo. E não se esqueça, se possível faça a cópia do conteúdo do HD, para isso use um pen drive.



Aqui uma placa mãe da gigabyte a 31, de um amigo que  pediu para dar uma olhada, disse que estava funcionando normal e parou do nada, chega a ser até engraçado.




dissipador placa mãe a31 coberta de poeiradissipador coberta de poeiraplaca mãe a 31 vista de cima, só poeira



Pc devidamente aberto e olha só que beleza, parece até obra de arte, e ele disse que estava funcionado normalmente, não sou técnico nem nada, só fuçador mesmo, mas nunca no meu pequeno período de mexedor tinha visto tanta poeira dentro de uma maquina.



placa mãe gigabyte a31 dissipador poeiradissipador empoeirado e cooler travadopartes da placa empoeirada



Olha isso, parecia que tinha um papelão entre o cooler Akasa e o dissipador, fora a cobertura de pó.

Impressionantemente impressionante.




placa mãe gigabyte a31 processador coberto de pasta térmicaplaca mae tanta poeira que não da para ver os mosfets



O dissipador que estava colado no processador por causa da pasta térmica só saiu com muita paciência, estava quase pegando a talhadeira e martelo, mas não precisou, sorte da placa. Joguei uns produtos, tipo álcool Isopropílico e aguardei. Torci, retorci era pulga e o percevejo debaixo do meu colchão (brincadeirinha). Enfim o benedito dissipador saiu. 




fiação coberta de poeira

Aqui mais alguns locais da placa cobertos por poeira e sujeira.



capacitores cobertos pela sujeiraslot memoria placa mãe coberta de sujeiracooler akasa



Enfim tirados todas as peças possíveis,  bacia com agua e detergente neutro, peças e placa mãe de molho durante 2 dias, falta de tempo, sabem como é. Escovinha anti estática para cá e para lá, enxagua lava enxagua, escova de novo e por fim, deixei secar ao sol, o sol que coisa mais linda, aquece e queima também, (use protetor solar sempre). 



placa mãe depois de lavar com agua e detergenteplaca mãe coberta de sujeira e lavada vista por cimacapacitores estufados ou estufando




Mais 2 dias secando, depois secador de cabelo, aquecedor, soprador térmico, estação de solda, forno de fogão ( muita calma nessa hora jovem), seja o que for, seque bem, a placa mãe e todos os outros componentes do pc. Depois de um tempo para a placa, lave a com álcool isopropílico ou limpa contatos, o que tiver em mãos, agora de mais um tempo para placa e partiu montagem do pc.


Agora que esta tudo no jeito, vamos ligar o pc, não se esqueça de orar, rezar, acender vela, trevo de 4 folhas ou o que quiser, vai precisar.



Bom, enfim, o inacreditável aconteceu, a FDP da placa mãe funcionou igual nova, ( primeira vez)  queria ter tirado umas fotos do pc ligado, porem a emoção foi tanta que formatei e entreguei correndo, nem troquei os capacitores que aparentavam estar ruim. Pra que mexer se está funcionando né.


E por incrível que pareça já tem uns 6 meses e o pc esta funcionado normalmente.