Dicas compra de carro usado


vende se carro abaixo da tabela fipe

      Boa madrugada, boa noite, bom dia ou boa tarde, que assim seja, sobre o mercado de veículos usados a venda, mesmo em pandemia por causa do corona vírus, ou qualquer outra época que seja. O  mercado de venda de veículos usados vai de bom a melhor, quase sempre, como em quase tudo neste mundo, tem exceções.

Sendo assim, mesmo já tendo muitos, agora aparecem mais, os famosos golpistas, clonam um anuncio de um veiculo, copiam fotos e dados e mudam apenas o contato, e anunciam por um valor bem menor no mercado, outras artimanhas, anunciando em vários meios de comunicação, valor abaixo do mercado e financiamento com juros bem baixo, coisa quase impossível nos dias de hoje, e falando em financiamento a taxa Selic vai ter aumento de novo, e como quase tudo no Brasil que sobe de preço nunca mais volta ao normal ne, o arroz, feijão, gasolina e outros.

Fora os vários tipos de golpe que existem, o carro esta na agencia mas é meu, não fale de preço, vou fazer mais barato para você.

O carro esta na casa do meu primo, vai olhar e se você gostar combinamos um preço melhor.

Um dos mais usados é o que o golpista engana o comprador e o vendedor ao mesmo tempo, aqui esta bem explicado o golpe, reportagem da globo

Chamando a atenção do comprador.

Sim o comprador que quase sempre e o que leva a pior, seja por querer dar uma de esperto, ou por pura inocência, não importa. 

Aí vai algumas dicas se você quiser, por sua conta e risco.

Digo dicas, mas e modo falar, pois nem o mais sabidão do mercado esta livre de cair em um golpe, ou comprar gato por lebre. 

Carro bem abaixo da tabela Fipe, ou é leilão ( desvaloriza o carro e dificulta na hora de vender ), veja detalhes no site da autolist , golpe ou sorte ( essa e bem difícil ). 

Outra coisa muito importante e a quilometragem do veiculo, muitos adulteram mesmo sendo crime, pois e bem difícil de descobrir, hoje em dia o DETRAN de alguns estados brasileiros registram na BIN ( Base Índice Nacional - guarda dados dos veículos junto ao Denatran / Serpro ) a quilometragem do veiculo na hora da transferência, para fazer a comparação na próxima transferência do carro, se for necessário. 

Os carros mais novos costumam ter varias "segurança" para esse tipo de coisa, " ré no velocímetro"  em alguns casos e só levar na autorizada que e fácil de descobrir se foi adulterada a quilometragem ou não, para carros com fabricação abaixo de 2015 , "mais ou menos falando"  já que cada caso e um caso, vai ter que ver pelos detalhes dos veículos, tipo carro com 30 mil km os pneus deveriam ser os originais, volante e manoplas de marcha com desgastes naturais, porem e bem complicado e não me atrevo a entrar nestes requisitos.

Dito isso use o que quiser.

Carro bem abaixo da tabela é sempre uma preocupação, ainda mais nos dias de hoje em que os veículos usados estão sendo vendidos acima da tabela Fipe, vejam essa reportagem da autoo.com.br preço-dos-carros-usados .

Vamos ao que interessa.

Hoje em dia 26 / 01 /2022 e com o preço dos combustíveis nas alturas, seria prudente escolher um carro econômico e flex., apesar da pouca diferença de preço, estes estão sempre mudando, e sempre para um valor a mais e nunca menos, viva o Brasil. Para quem tem condições financeiras melhores os veículos com motores 3 cilindros, são uma boa escolha, e  parta demais veículos 1.0 a 1.4 8 válvulas, vem bem a calhar em questão de consumo de combustível, se bem se o cara tiver chumbo no pé, não vai adiantar muita coisa não.

Primeiro se puder comprar um carro de um conhecido desde que não seja um FDP, é melhor, já que você vai saber a procedência do veiculo.

Outra coisa importante, se você puder comprar na mão de um amigo ou de um vendedor conhecido, ajuda, não que ajude tanto assim, já que ele esta lá para te vender, e sem contar que normalmente ele tem esposa, esposo ou filhos para sustentar, então não preciso te dizer quem ele vai priorizar.

Senão, tente comprar em agencia, concessionaria, revendedora ou seja o que for, que no mínimo você vai ter garantia de procedência, motor e caixa, e não se esqueça de olhar a índole da empresa, olhe no Google, pelo nome da empresa em questão, olhe os comentários dos clientes, veja também no site reclame aqui e outros sites.

Outros detalhes, procure sempre consultar o veiculo que você vai comprar, independente de onde o estiver comprando, olhe o Detran do seu estado para multas, IPVA, impedimentos e outros.

No site do Denatran  você consegue ter diversas informações do veiculo, precisa de cadastro no site do governo,  gov.br e dados do carro.

Olhe nos vários sites dos tribunais de justiça, TJ do seu estado, ação trabalhista e demais.

Olhe o site da  receita estadual para IPVA do ano e outros atrasados, olhe divida ativa no estado e prefeitura, olhe multas na PRF e DNIT, se puder olhe a consulta leilão completa, prestadas por empresas, tipo a credauto

Se for carro de leilão faça uma vistoria em empresa especifica, não que seja aconselhável comprar veiculo de leilão, mas cada caso e um caso, hoje existe vários tipos de leiloes, que é inserido nas informações do veiculo e nunca são mostradas a quem realmente interessa, o comprador. 

Existe leilão de pequena, media e grande monta, estes podem ser inseridos pelo policial que registrou o BO "boletim de ocorrência" na hora da batida, existe leilão de sinistro, de seguradora, de recuperado, de passagem em leilões, recuperado de financiamento, e outros que depois eu coloco aqui, se eu lembrar.

Existe também o conhecido, mas nem tanto  "I J" Impedimentos Judiciais, que são inseridos no cadastro do veiculo junto a BIN, normalmente por um Juiz, ou órgão publico e outros, alguns desses IJ consegue se ver na consulta junto ao Detran do estado do veiculo, na parte Impedimentos do veiculo, porem vai conseguir ver apenas se é impedimento de venda, impedimento de transferência, impedimento de circulação e outros que existem, e se mesmo assim a sua pessoa querer saber o motivo do impedimento, vai precisar que o proprietário atual vá ao Detran no setor referido, ou contrate um despachante para atuar junto ao Detran do seu estado ou até mesmo um advogado para que ele consiga saber o motivo do impedimento junto ao órgão responsável.

Há há, achou que ia ser fácil né , aqui no Brasil, a informação estar lá clara para você, sem chance, se der bobeira eles tiram ate essa informação, assim como fizeram com as fotos de carros batidos e outras tantas informações que você pagava pra ter, e hoje nem pagando se pode ter mais, porque a justiça sei lá pra quem ou de onde proibiu a divulgação das mesmas. 

Multas, pegue os comprovantes ou desconte, autuações tem muitas que da para pagar, se for valor pequeno e você gostou do carro assuma o risco se quiser é claro. Se for valor alto pense bem, pode ser que você tenha que pagar no futuro, se possível desconte do valor da compra.

Garantia de motor e caixa tem, quando se compra em agencias ou concessionarias, normalmente 90 dias como exigido por lei, mas te falando, motor e caixa e uma caixinha de surpresas, não da para saber, porém a garantia de procedência sempre e importante.

Sempre deixe uma reserva para eventuais despesas como transferência junto ao Detran, placas e despachante, despachante sempre um de confiança ou ate o da própria loja se o mesmo te der a transferência de "brinde".

Se for perto do fim do ano ou começo de ano, tente combinar o pagamento do IPVA e licenciamento, já que vai te gerar despesas a mais, o IPVA e anual e derivado do valor do veiculo, dependendo do Estado em que você mora, normalmente de 2% a 6% do valor do carro.

Seguro total sempre, de banco ou cooperativas, manutenção sempre, comprou o carro leva no mecânico de confiança, sempre vai ter uma coisa ou outra para fazer, não se assuste é normal, dentro do previsível.  Troque o óleo de motor, correia se tiver, óleo de caixa, confira os freios, óleo de direção, parte elétrica incluindo bateria, luzes, faróis e outros, e o que mais tiver, para seu próprio controle.

Caixa de cambio manual ou automática, vai de gosto do comprador.

Motor do carro 1.0, 1.3, 1.4, 1.6, 2.0 e dai vai, na minha opinião sempre 1.4 ou 1.6 já que eles andam bem e são econômicos, não que seja uma regra, e gosto e gosto.

Uma coisa eu digo, comprar carro tem muito a ver com sorte, com quem esta vendendo, com quem vai dirigir e por ai vai.

E mesmo que você se respalde o máximo que puder, pode ser que ainda não goste do resultado, depois de um tempo.

chaveiro em BH






PS: "quem sabe menos das coisa sabe muito mais que eu.."